Relato de experiência da aplicação de uma aula sobre a construção de uma material didático sobre DNA e RNA.
LINK DO VÍDEO:
https://youtu.be/fgtJoffeSkk
METODOLOGIA DO PLANO DE AULA:
Momento
01:
Tendo
em vista que os alunos do 2ª ano A, já tenham estudado o conteúdo com a
estagiária Francisca, será dado continuidade ao conteúdo dos ácidos nucleicos e
genes, abordando de forma expositiva os conceitos fundamentais das moléculas
citadas. Haverá a exposição das diferenças estruturais e funcionais do DNA e
RNA, situando as características que compõe um GENE, e onde ele é localizado,
retratando a sua importância no corpo dos seres vivos.
Momento
02:
A
aula proposta precisará de pelo menos, duas horas para ser executada (duas
aulas) e é metodologicamente esquematizada, na divisão da turma em 10 equipes
de até 04 alunos, ou conforme a disponibilidade. Consiste em uma atividade artística,
onde os discentes elaborarão uma maquete da molécula de DNA, construída de
papel através de dobraduras em papel já demarcado. O estagiário levará o
material impresso e dará as instruções passo a passo, para que todos acompanhem
em ritmo igual.
Momento
03:
Após
o material elaborado os alunos serão instigados a responderem perguntas feitas
pelo estagiário sobre as estruturas que foram elaboradas em papel, situando o
que já foi explicado no início da aula, como por exemplo: onde sãos localizadas
as bases nitrogenadas e pentoses? Quais as ligações possíveis? O que poderia
ser um gene? Exemplifique no material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário