sexta-feira, 13 de outubro de 2017



Relato de experiência da aplicação de uma aula sobre a construção de uma material didático sobre DNA e RNA.

LINK DO VÍDEO:

https://youtu.be/fgtJoffeSkk






METODOLOGIA DO PLANO DE AULA:


Momento 01:

Tendo em vista que os alunos do 2ª ano A, já tenham estudado o conteúdo com a estagiária Francisca, será dado continuidade ao conteúdo dos ácidos nucleicos e genes, abordando de forma expositiva os conceitos fundamentais das moléculas citadas. Haverá a exposição das diferenças estruturais e funcionais do DNA e RNA, situando as características que compõe um GENE, e onde ele é localizado, retratando a sua importância no corpo dos seres vivos.

Momento 02:

A aula proposta precisará de pelo menos, duas horas para ser executada (duas aulas) e é metodologicamente esquematizada, na divisão da turma em 10 equipes de até 04 alunos, ou conforme a disponibilidade. Consiste em uma atividade artística, onde os discentes elaborarão uma maquete da molécula de DNA, construída de papel através de dobraduras em papel já demarcado. O estagiário levará o material impresso e dará as instruções passo a passo, para que todos acompanhem em ritmo igual.


Momento 03:

Após o material elaborado os alunos serão instigados a responderem perguntas feitas pelo estagiário sobre as estruturas que foram elaboradas em papel, situando o que já foi explicado no início da aula, como por exemplo: onde sãos localizadas as bases nitrogenadas e pentoses? Quais as ligações possíveis? O que poderia ser um gene? Exemplifique no material.



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