quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Bio Ação 01 - Biologia Celular




UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CURSO DE CIENCIAS BIOLÓGIAS-EAD QUIXERAMOBIM
FRANCISCO RAMON DE SOUZA SILVA
“A HISTÓRIA DO MUNDO EM 2 HORAS”


           De um minúsculo feixe de energia de proporções menores que uma partícula de átomo originou o que somos hoje e o que seremos amanhã. Por um acaso jamais conhecido aconteceu uma enorme explosão, tornando a pequena quantidade de energia que era antes para um universo exuberante de energia abundante.
                  Ao se passar 80 mil anos surgem os nossos primeiros polímeros, o tão conhecido átomo de hidrogênio, o elemento responsável pela criação de tudo e de todos. Encadeando o calor a gravidade e a pressão da origem a um novo fenômeno assim chamado de galáxias.
                   A 300 milhões de anos após a grande explosão (Big Bang) a gravidade exprimi nuvens de gases e pó fazendo com que os átomos de hidrogênio choquem-se entre si, criando o elemento Hélio e sucessivamente as estrelas que são capazes de criar 25 elementos nos quais são essenciais para a vida, como o dióxido de carbono, oxigênio, nitrogênio e o ferro.  Eu sempre me perguntei qual a função das estrelas, e do que elas são feitas. Não imaginava que o ar que respiro vem dela, que o petróleo que move as indústrias vem delas.  São delas que sai toda a energia do mundo.
                  Vai se passando mais alguns milhões de anos e mais um fenômeno surgi. As estrelas simplesmente explodem. Fenômeno chamado de Super Nova, que gera elementos muito pesados que de fato ainda não continha no universo como o urânio e o cobre. Há 8 bilhões de anos depois, as estrelas continuam o seu trabalho,
explodindo e renascendo obtendo mais e mais elementos. E a 4,6 bilhões antes de nós é criado a mais nova e poderosa estrelas aglomerada de 99% dos gases e da poeira, é a nosso maior meio luminoso de energia, o sol.
                   Procedendo ao processo de formação mundo veio a tona o surgimento dos planetas, junto o nosso planeta; a nossa terra primitiva e totalmente fora de órbita. E novamente sobre a ação da gravidade um objeto do tamanho de marte vindo a colidir na terra a 40 mil Km/h e a terra absorve o objeto, rebatendo fragmentos desse objeto para a formação de outro fenômeno, a Lua.
                  Há 4,4 bilhões a terra emitia um alto vapor de água na atmosfera, fazendo chover por milhões de anos, dando origem a formação de todo meio liquido da terra, as poças, lagos e originalmente os oceanos. Até então na havia nenhuma espécie de vida na terra e nos oceanos. Mais graças a junção de elementos; hidrogênio, oxigênio, carbono, nitrogênio, hélio etc . A partir daí inicia-se o processo deformação do DNA explorando a vida na terra por organismos procariontes minúscula, a proliferação de bactérias no fundo do mar.
                   Através do sol as bactérias vivem absorvendo energia criando o elemento mais importante da vida na terra, o oxigênio. Escapando do mar para a atmosfera, tornando a vida  mais complexa. Criando continentes e azulando os céus. 550 milhões de anos os níveis de oxigênio aumentam bastante, surgindo os primeiros animais no fundo do mar, os primeiros peixes ósseos compostos de coluna vertebral. Formados de células animais eucarióticos compostos por DNA e RNA.
                  Com todos esses acontecimentos milenários ainda não se existia vida a não ser no fundo do mar, pois se tornaria a impossível a existência com tanta radiação solar que havia na atmosfera. Mais como a ciência não tarda veio à criação de uma camada invisível chamada de camada de ozônio. A cerca de 400 milhões de anos brotam-se as plantas terrestres assim sendo possibilitadas a realizar fotossíntese absorvendo energia solar e nutrientes pelo solo que até então existiria um auto teor de potássio e enxofre para o seu crescimento. Por outro lado alguns peixes saem do mar e aderem aptidões terrestres, se transformando em anfíbios possibilitados a pôr ovos protegidos com uma substancia sólida a base de cálcio.
                  A 250 milhões A.C aconteceu uma das maiores catástrofes da terra. Os vulcões jorravam larvas em grandes proporções exprimindo a atmosfera com um gás chamado dióxido de carbono causando a 
extinção de 70% de todas as espécies de toda historia. Dinossauros como o TilenosSauro Rex evoluíram com o que restou. O aparecimento de novas criaturas subdeseNvolvidas do mundo primitivo, reinando pelos próximos 160 milhões de anos.
                 Junto com os dinossauros habitavam pequenos roedores  mamíferos               que de fato só resistiram eles por que havia de vir um asteróide de 9 km a colidir com a terra destruindo todos os animais maiores que 22 kg e logo depois vem a evolução dos mamíferos para os macacos primatas.
                 Eu particularmente não creio nessa teoria. Pois acho que somos criados por um ser que tudo sabe. Meu pensamento é voltado para a teoria do criacionista, baseando dogmas de fontes bíblicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário