TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO , CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS ENFRENTADOS PELO
PROFESSOR EM SEU USO NO ENSINO DE BIOLOGIA.
FRANCISCO RAMON DE SOUZA SILVA
1. INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje necessitam os professores estar preparados para interagir com
uma geração mais atualizada e mais informada, porque os modernos meios de
comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso instantâneo à
informação e os alunos têm mais facilidade para buscar conhecimento por meio da
tecnologia colocada à sua disposição.
Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, devem privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos, mediados pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe pró-ativo que intermedia e orienta esta construção.
Trata-se de uma inovação pedagógica fundamentada no construtivismo sociointeracionista que, com os recursos da informática, levará o educador a ter muito mais oportunidade de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse conhecimento, mediar e contribuir de maneira mais efetiva nesse processo de construção do conhecimento, como sugere Valente, (1999, p.22).
Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, devem privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos, mediados pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe pró-ativo que intermedia e orienta esta construção.
Trata-se de uma inovação pedagógica fundamentada no construtivismo sociointeracionista que, com os recursos da informática, levará o educador a ter muito mais oportunidade de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse conhecimento, mediar e contribuir de maneira mais efetiva nesse processo de construção do conhecimento, como sugere Valente, (1999, p.22).
2.
DESENVOLVIMENTO
O papel do educador está em orientar e mediar as situações de
aprendizagem para que ocorra a comunidade de alunos e idéias, o compartilhamento
e a aprendizagem colaborativa para que aconteça a apropriação que vai do social
ao individual. O professor, pesquisando junto com os educandos, problematiza e
desafia-os, pelo uso da tecnologia, à qual os jovens modernos estão mais
habituados, surgindo mais facilmente a interatividade.
Nessa proposta pedagógica, torna-se cada vez menor a utilização do quadro- negro, do livro-texto e do professor conteúdista, enquanto aumenta a aplicação de novas tecnologias. Elas se caracterizam pela interatividade, não-linearidade na aprendizagem (é uma ‘teia’ de conhecimentos e um ensino em rede) e pela capacidade de simular eventos do mundo social e imaginário. Não se trata, porém, de substituir o livro pelo texto tecnológico, a fala do docente e os recursos tradicionais pelo fascínio das novas tecnologias.
O ensino de Biologia na educação de jovens e adultos, segundo sua proposta pedagógica, vem com o intuito de permitir que o cidadão responda e problematize as perguntas e as informações que são construídas no seu cotidiano, no seu contexto, tornando esses problemas e questionamentos da vida como conteúdos de sua condição de sujeito “aprendente”. Contribuindo, também, para o desenvolvimento de sua capacidade de investigar e intervir de modo significativo em todo contexto social, cultural e natural à sua volta, sempre em busca de uma equidade processual e gradativa em todo o seu desenvolvimento educacional.
Em uma determinada época, representa, então, a hegemonia de uma determinada posição naquele campo [...] deve abranger não apenas os conhecimentos incluídos em um curso de estudo como também os excluídos, devendo ainda analisar os efeitos sociais dessa inclusão ou exclusão (SANTOS, 1994, p.160).
Nessa proposta pedagógica, torna-se cada vez menor a utilização do quadro- negro, do livro-texto e do professor conteúdista, enquanto aumenta a aplicação de novas tecnologias. Elas se caracterizam pela interatividade, não-linearidade na aprendizagem (é uma ‘teia’ de conhecimentos e um ensino em rede) e pela capacidade de simular eventos do mundo social e imaginário. Não se trata, porém, de substituir o livro pelo texto tecnológico, a fala do docente e os recursos tradicionais pelo fascínio das novas tecnologias.
O ensino de Biologia na educação de jovens e adultos, segundo sua proposta pedagógica, vem com o intuito de permitir que o cidadão responda e problematize as perguntas e as informações que são construídas no seu cotidiano, no seu contexto, tornando esses problemas e questionamentos da vida como conteúdos de sua condição de sujeito “aprendente”. Contribuindo, também, para o desenvolvimento de sua capacidade de investigar e intervir de modo significativo em todo contexto social, cultural e natural à sua volta, sempre em busca de uma equidade processual e gradativa em todo o seu desenvolvimento educacional.
Em uma determinada época, representa, então, a hegemonia de uma determinada posição naquele campo [...] deve abranger não apenas os conhecimentos incluídos em um curso de estudo como também os excluídos, devendo ainda analisar os efeitos sociais dessa inclusão ou exclusão (SANTOS, 1994, p.160).
3.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A prática curricular da disciplina de Biologia a ser trabalhada no ensino de
jovens e adultos necessita explorar os conteúdos de forma mais didática
possível, com a finalidade de transmitir não apenas os conceitos biológicos,
como também permitir a produção da informação, a criação e o reconhecimento de
identidades e de práticas socioculturais na geração de ideias não apenas
assimiláveis, mas de análise, de investigação científica. Proporcionando não
apenas a capacidade técnica profissional ou a condição de decifrar códigos, mas
sim de apropriação do conhecimento, conduzindo-o à reflexão e aos
questionamentos da realidade e à possibilidade de transformá-la.
Em termos tecnológicos, a biologia, juntamente com outras ciências, tem contribuído para o atual estágio de progresso do mundo. Essa contribuição, no entanto, poderá ser vista e vivenciada de forma mais crítica e humanizada na medida em que o professor busque desenvolver nos alunos a capacidade de compreender e de intervir criticamente na sociedade atual, que se torna cada vez mais tecnologizada.
Em termos tecnológicos, a biologia, juntamente com outras ciências, tem contribuído para o atual estágio de progresso do mundo. Essa contribuição, no entanto, poderá ser vista e vivenciada de forma mais crítica e humanizada na medida em que o professor busque desenvolver nos alunos a capacidade de compreender e de intervir criticamente na sociedade atual, que se torna cada vez mais tecnologizada.
4.
REFERÊNCIAS
BORGES, R. M. R; LIMA, V. M do R. Tendências
Contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Revista eletrônica de Ensenãnza
de lãs Ciências. vol.6, nº1. 2007
BRITO, G. S; P. I. da. Educação e Novas
Tecnologias: um re-pensar .Curitiba : Ibpex ,2006
CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: unindo a
pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning,
2006.
CHERVEL. A. História das disciplinas Escolares:
reflexos sobre o campo de pesquisa Teoria &Educação, Porto Alegre n.2 p.
177-229, 1990.
CURY, C. J. R (2008): Por uma nova educação de
jovens e adultos. Disponível
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volle.pdf.> Acesso em: 09 set.
2014
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